segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Tarde com lemon curd

Tenho a mania de congelar tudo mas nesta terra de calor só se consegue conservar alguma coisa desta forma. O lemon curd que fiz, há umas semanas largas, também não conseguiu fugir ao congelador, o problema é que quando o descongelei tive que inventar qualquer coisa para o gastar.
Como já referi num post anterior, os fins de semana são ocupados com jantares de amigos e a escolha dos menus nem sempre é pacifica pois não gosto de me repetir. A moda desta terra são os churrascos que já não suporto, sempre que se vai a casa de alguém é churrasco, churrasco e mais churrasco, picanha e costelinha e mais costelinha e picanha... bah, que enjoo. Por este motivo e um outro que talvez um dia mais tarde explique, churrasco é coisa que não é servida nesta casa. Mas a receita de hoje nada tem a haver com churrasco mas sim com uma fabulosa tarde que fiz para um desses jantares e que serviu, como já referi, para gastar um lemon curd esquecido no congelador.
Comecei por fazer a base igual às tartes que não vão ao forno e depois, e aqui a novidade, derreti chocolate e criei uma pelicula do mesmo em cima da base, só depois coloquei o lemon curd batido com um pacote de natas e uma folha de gelatina para prender. Resumindo, ficou divinal.


Ingredientes

1 pacote e meio de bolacha maria moída
100gr de manteiga
2 colheres de sopa de cacau em pó

250gr de chocolate de leite para culinária

200gr de lemon curd
200ml de natas batidas
1 folha de gelatina

Base
Misture a bolacha moída com o cacau e a manteiga. Preencha uma forma de tarte de fundo amovível com esta mistura. Leve ao frigorifico.

Derreta o chocolate em banho maria e verta por cima da base da tarte criando uma fina camada. Leve ao frigorifico até o chocolate voltar ao estado inicial.

Bata o pacote de natas até ficarem com a consistência de chantily. Junte o lemon curd e continue a bater (com a varinha). Demolhe a folha de gelatina e derreta-a no microondas. Junte ao preparado anterior.
Verta este creme por cima da base e leve ao frigorifico.
No momento de servir polvilhe com cacau em pó.








Sem comentários:

Enviar um comentário