terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bolo de caramelo

Muitos anos passaram desde o dia em que comi um bolo de frutas cristalizadas e frutos secos confeccionado por uma amiga casada com um Açoreano e que tinha trazido esta receita de família de S. Miguel até ao continente. Além de ser um bolo maravilhoso e que nunca mais me esqueci do sabor, lembro-me que era confeccionado de uma forma pouco habitual pois o açucar ía ao lume com a manteiga até ficar com uma cor dourada e depois é que se juntavam os restantes ingredientes. É claro que nunca mais vou conseguir reproduzir esta receita e mesmo que a encontre o sabor nunca será o mesmo, a mão é outra e as memórias que nos ficam de determinadas etapas da nossa vida são fixas num contexto tão diferente que nunca mais farão qualquer sentido e por isso, muitas vezes dizemos que isto ou aquilo já não tem o mesmo sabor  e apenas não tem o mesmo contexto.
Não tentei reproduzir o dito bolo mas experimentei fazer um bolo de caramelo de forma diferente e não é que resultou! Apenas um conselho, deixem o caramelo ficar com uma cor dourada, a tonalidade de barrar forma de pudim é muito forte.


Ingredientes:
250gr de açucar
125gr de margarina
5 ovos
200gr de farinha
20gr de fermento
1 cálice de vinho do porto
uvas passas

Coloque o açúcar numa frigideira com um pouco de água e deixe atingir ponto de caramelo suave. Adicione a manteiga e vá mexendo até derreter. Separe as gemas das claras e bata estas ultimas em castelo. Mexa as gemas e adicione o preparado de caramelo às mesmas com muito cuidado. Junte o cálice do vinho do Porto. Adicione alternadamente a farinha com o fermento e as claras em castelo. Junte as passas envolvidas em farinha ou previamente aquecidas para não se depositarem todas no fundo. Leve ao forno a 180º durante cerca de 45 minutos.





Sem comentários:

Enviar um comentário