segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Genoise de chocolate com compota de ameixa

No sábado finalmente conheci o primo do marido que também está por estas terras quentes. O jantar foi inesperado mas como o grelhador é o milagre cá da terra, nada como um peixe na brasa para fazer as delicias de qualquer um.
Não tinha muito tempo para o preparar, por isso agarrei no prato das entradas e com queijo, presunto, espargos e uns canapés resolveu-se o problema ( a pressa foi tanta que me esqueci da foto).
Para sobremesa não estive com meias medidas, há muito que me apetecia fazer uma genoise (bolo enrolado) e como tinha aqui um frasco de doce de ameixa esquecido no frigorifico aproveitei para dar uso a este no recheio.

Genoise

6 ovos
240gr de açucar
130gr de farinha
40gr de chocolate em pó
30 gr de margarina liquida ou derretida arrefecida

Bata os ovos com o açucar até ficar uma massa esbranquiçada. Peneira a farinha misturada com o chocolate e envolva. Por fim, adicione a manteiga.
Unte um tabuleiro com margarina e farinha e leve a cozer a 200º por 15 minutos, findo este tempo reduza o forno para 170º e deixe cozinhar mais 15 minutos.
Desenforme para um pano humido use p.e. um pano de cozinha que não largue pêlo, recheie de imediato.
Para enrolar, amasse a ponta que vai levar a primeira dobra e com as mãos e sem retirar o pano (neste processo o pano é que vai ajudar a enrolar e as mãos nunca tocam na massa)faça a primeira volta. Depois desta feita, é só fazer enrolar o resto da massa empurrando o pano que já está solto para cima da massa que ainda não está enrolada.

Espero que tenham percebido a explicação. Numa futura torta e com mais tempo, tento tirar fotos que auxiliem este processo tão simples e que gostam tanto de complicar.

Sem comentários:

Enviar um comentário