terça-feira, 27 de setembro de 2011

Maionese de coentros

Os ares de Africa fazem-me esquecer as receitas tradicionais Lusas apurando os sentidos para os cinco continentes. No jantar de ontem, sim porque até hoje andei às voltas com o como inserir as fotos aqui no Blog, o que não foi tarefa fácil, fiz uma salada de batata cozida com tomate, pepino, mamão, maçã e azeitona preta envolta numa maionese de coentros (mexicana) de fácil confeção (tenho que me habituar ao acordo ortográfico) e com um aroma muito agradável.

Maionese de coentros

1 ovo
2 colheres de chá de preparado de mostarda
1/2 colher de chá de sal
sumo de meio limão
2 colheres de sopa de coentros frescos picados
1 chilli verde fresco picado finamente (não coloquei)
300 ml de azeite

Na misturadora juntar o ovo, o sal e a mostarda e bater durante 30 segundos. De seguida, adicionar o sumo de limão, os coentros e o chilli e continuar a bater. Por fim adicionar o azeite em fio. Nesta fase, gosto de perder tempo e adiciono o azeite, realmente, em fio, após 1/3 da quantidade adicionada já se nota um espessamento da mistura.
Após o azeite todo absorvido deve-se transferir a maionese para o recipiente onde vai ser servida e levar ao frigorifico durante, pelo menos 30 minutos, para uma maior libertação dos sabores antes de servir (não se esqueça de tapar com pelicula aderente).

Sem comentários:

Enviar um comentário