sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bolo de chocolate com cobertura e recheio de morango


O G convidou um amigo para passar a tarde connosco e quase todas as crianças gostam de um docinho ao lanche e se este for de chocolate ainda melhor mas, nos planos, não estava previsto um engarrafamento tal que em vez de chegarem a casa da escola às 13h apenas chegaram às 15h completamente esganados pela fome então, o bolinho acabou por ficar para o jantar mas para isso tinha que improvisar um recheio e cobertura que o tornassem mais bolo de sobremesa e menos de chá. Depois de abrir quase todos os móveis da cozinha, vi que tinha um pacote de gelatina de morango e um de natas que precisavam de ser gastos e nada como juntar estes dois para fazer um ótimo recheio, simples e rápido.
O bolo ficou realmente muito bom embora tenha ficado ligeiramente furiosa quando o desenformei. Para untar a forma utilizei o sray da Espiga mas a verdade é que não resultou como estava à espera. Em Portugal compro desmoldante numa loja de artigos de pastelaria que, curiosamente, atendendo à quantidade é bem mais barato que o da Espiga e os resultados são ótimos ao contrário deste que me deixou quase metade do bolo agarrado à forma, a sorte é que era para cobrir e lá deu para o "arranjar", perante isto, só me resta a manteiga e a farinha, lá terá que ser...

Bolo de chocolate

6 ovos
210gr açucar
130gr de farinha
40 gr de chocolate em pó
100gr de óleo
20gr de fermento

Junte todos os ingredientes por esta ordem e bata até a massa formar bolhas.
Leve a cozer a 180º durante aproximadamente 45`.

Recheio e cobertura de morango

1 pacote de gelatina de morango
1 pacote de natas com 35% de matéria gorda

Bata as natas na batedeira até ganharem a consistência de chantily.
Faça a gelatina juntando apenas 300ml de água a ferver a misture bem. Com a batedeira a trabalhar vá adicionando esta mistura lentamente às natas batidas. Depois de bem misturado leve ao frigorifico até prender depois, é só rechear e cobrir o bolo e leva-lo novamente ao frigorifico.

Sugestão: coloque raspas de chocolate branco na cobertura.

Sem comentários:

Enviar um comentário