segunda-feira, 2 de maio de 2011

Genoise

Genoise ou torta é a designação para bolo enrolado. Embora não seja um bolo económico atendendo ao que rende, com a mesma base podemos fazer tortas de vários tipos mudando apenas o recheio.
Muitas são as pessoas que não a fazem porque não a conseguem enrolar mas o processo é bastante simples e não tem segredo nenhum, basta desenformar a torta para um pano humido polvilhado com açucar (opcional), se o recheio que vai colocar tolerar o quente então pode barrar de imediato e enrolar com calma pois o trabalho dos dedos para acomodar a base é essencial, se o recheio for delicado e necessitar da torta completamente fria então coloque outro pano humido por cima, quando estiver fria recheie e enrole seguindo o processo acima descrito. Os recheios que mais gosto são os das compotas caseiras, fáceis de fazer e mais saudáveis mas dando largas à imaginação pode-se fazer um recheio com quase tudo.

Genoise
300gr de ovo
240gr de açucar
170gr de farinha
30gr de margarina liquida

Bater os ovos com o açucar até obter um creme esbranquiçado e fôfo. Junta-se a farinha delicadamente e envolve-se lentamente (como se fossem claras em castelo). Por fim junta-se a margarina liquida.
Leva-se ao forno pré-aquecido em tabuleiro untado de margarina e farinha ou desmoldante em spray, a 200º durante 15 minutos e findo este reduz-se o forno para 170º mais 15 minutos.
Desenforma-se para cima de um pano humido.



A receita desta torta é a massa base mas pode fazer variadissimas massas tendo em atenção o seguinte: se quiser fazer uma torta de chocolate retiro a quantidade que vou acrescentar deste à farinha ou seja, se juntar 30gr de chocolate tenho que ter só 140gr de farinha, se quiser de noz acrescento 20gr de noz moída e 150gr de farinha. Se quizer fazer de cenoura junto 50gr de cenoura cozida (esta torta fica tipo queijada e é deliciosa) mas neste caso e para a torta não ficar enjoativa, tenho que ter em conta que a cenoura é doce, além de retirar à farinha também tenho que retirar ao açucar.
Como podem ver são inumeras as variedades mas não há nada como experimentar novas combinações tendo sempre em conta que se acrescentar um ingrediente seco tenho que retirar ao seco e se acrescentar um liquido retiro ao liquido para, desta forma, manter as proporções correctas dos ingredientes e os resultados serem sempre "brilhantes".

Boas invenções.

Sem comentários:

Enviar um comentário